O DEUS DOS NESCESSITADOS

Vivemos em um mundo caótico e cheio de dicotomias. Enquanto 1% da população adulta mundial detém quase a metade da riqueza do planeta (43,4%), mais de 115 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema. De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde, mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com depressão que tem sido a principal causa de incapacidade. A pandemia da Covid-19 já matou mais de 3,3 milhões de pessoas e ainda está longe de ser controlada. Segundo a Organização das Nações Unidas, existem mais de 65,6 milhões de refugiados no mundo (pessoas que foram forçadas a saírem de seus países por guerras, opiniões políticas ou religiosas ou motivos econômicos).

Enfim, por todos os lados se vê tristeza, Por mais difícil que possa ser conviver e compreender esse caos, nossa esperança reside naquele que tudo vê, tudo ouve e tudo sabe. Deus não tem prazer algum no sofrimento humano. Pelo contrário. Ele, em Sua infinita bondade, permanece sendo nosso consolo, nosso sustentador e nosso ajudador.

 

É preciso compreender que as tragédias humanas não decorrem da vontade soberana do Criador, mas como consequência das escolhas e condutas individuais e coletivas. Deus, como Pai amoroso, preferiria que vivêssemos em plenitude, felizes e em comunhão. Por outro lado, o homem, em sua liberdade de escolha, trilhou um caminho diferente daquele que nos havia sido reservado. E, apesar de nós mesmos, Ele foi, é e continuará sendo o Deus dos necessitados.

Em meio à turbulência, o Senhor sustém os aflitos na palma de Suas mãos. “Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim” (Is 49:16). Ciente da fraqueza, Ele não nos abandona ou fecha os olhos para a nossa dor. Diante do nosso sofrimento, Ele nos coloca em braços como consolador. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação…” (2 Co 1:3). Deus é muito maior que nossos problemas, nossas decepções, nossas enfermidades. E, por mais que, durante a angústia e aflição, Ele cuida e nos orienta a colocar sobre Si o nosso jugo e a nossa peleja. “Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu” (Sl 22:24).

Deus não nos prometeu uma vida sem sofrimento, no entanto Ele prometeu estar ao nosso lado em toda e qualquer situação e as aflições de hoje são ínfimas diante do que nos espera no futuro com Cristo Jesus. Seja qual for a dor enfrentada hoje, precisamos ter em mente que Deus é conosco. A fé nos fortalecerá, pois sabemos que a nossa vida está em Suas mãos e Ele estará ao nosso lado em todos os momentos, segundo a Sua vontade para cada um de nós. “Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10:28).

Quando tudo parecer perdido, impossível de ser revertido, insuportável e angustiante, lembre-se que Deus é por nós. Feche seus olhos, faça uma prece e confie, pois “ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Sl 37.24)