NO TEMPO DE DEUS. ESPERE E APRENDA

Orar é um ato de fé. Quando eu apresento os meus pedidos em oração, estou entregando a Deus meus anseios, necessidades, sonhos e projetos. É certo que, como seres humanos, criamos expectativas e esperamos uma pronta resposta divina. No entanto, não podemos nos esquecer que o tempo do Senhor é diferente do nosso, assim como os nossos desejos, muitas vezes, podem ser diferentes daquilo que Ele tem reservado para nós. É como a clássica analogia de que nós, homens e mulheres, vemos frações de nossa existência; enquanto ele, o Criador, vê o todo – desde nossa formação no ventre de nossas mães até nosso último suspiro (Salmo 139).

Se o Senhor sabe o que está por vir, por que algumas vezes demora tanto a nos responder? Porque esse tempo de espera pode ser ainda mais especial e determinante na nossa caminhada cristã que a resposta propriamente dita. Aguardar a resposta do Senhor implica em perseverar na oração, buscando incessantemente sua presença e intimidade. Muitas vezes basta uma única prece, outras vezes não! É preciso insistir, persistir e resistir à incredulidade e desânimo. Deus nos quer por perto e essa proximidade trará paz aos nossos corações, por isso, meditar na Palavra e orar são os melhores antídotos para a ansiedade e a incerteza.

Não podemos exigir que o Senhor diga o que queremos ouvir no momento em que julgamos mais adequado. Deus é Deus. E enquanto esperamos, temos a oportunidade de aprender que Deus ensina também no silêncio e que Sua presença em nossas vidas é melhor que qualquer outra coisa. Podemos aprender, ainda, a exercitar a nossa fé no que não vemos e não podemos tocar. Esperar por Deus é aceitar a nossa humanidade e pequenez diante do Senhor dos Senhores.

Esperar uma resposta de oração também é uma oportunidade para testemunharmos sobre o que Deus fez, faz e fará em nossas vidas. À medida que oramos em favor de uma causa e acreditamos que a resposta virá, podemos levar outras pessoas a partilharem conosco da intercessão e gerar expectativas sobre a providência divina. A verdade é que a resposta deixa de ser o foco e passa a ser um instrumento de testemunho, entrega, humildade e resiliência.

Enfim, Deus não é apenas um respondedor de perguntas ou provedor de respostas. Para isso temos o Google e bastam alguns cliques para chegarmos a uma definição objetiva sobre a maioria dos temas. No entanto, não existe na rede mundial de computadores a resposta ao nosso clamor. Apenas Ele, em toda a Sua onisciência, pode nos oferecer o que procuramos e somente Ele, em toda a Sua misericórdia e amor, sabe o que é melhor para cada um de nós em nossas peculiaridades e singularidades.

Um sim ou um não generalizados seriam nossa maior perdição. Lembro-me da cena do filme Todo-Poderoso em que o personagem de Jim Carrey atua temporariamente como “substituto” de Deus e diz “sim” para todas as orações. O resultado é o caos generalizado. Ali, de uma forma cômica, é possível perceber que as respostas de Deus impactam em nossas vidas de forma extraordinária e que nossa maior punição seria receber “sim” a tudo o que pedimos.

Ore, apresente suas petições, acredite na providência divina, espere com paciência e fé, aproxime-se do Senhor e, certamente e no devido tempo, a resposta virá, pois, “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Provérbios 16:1).