DEPENDÊNCIA QUÍMICA, UMA DAS CAUSAS DA MENDICÂNCIA

 

A Clínica Dr. Benjamim Spadoni é um dos núcleos da Missão Vida com unidades em Anápolis e Cocalzinho/GO. Com a atuação de profissionais contratados e voluntários, a Clínica oferece atendimento médico ambulatorial, odontológico e psicológico aos acolhidos, crianças do Centro Educacional Vida e à comunidade carente da região. Os casos mais complexos são direcionados aos serviços de saúde pública. Em 2020, a Clínica realizou 485 consultas médicas, 1.016 consultas odontológicas, 540 consultas com psicólogos e 288 com assistentes sociais e distribuiu 42  próteses dentárias dentre outras ações. Dr. Donizete Henrique Sales é um dos psicólogos responsáveis pelos atendimentos, com especialização em Psicologia Clínica, bacharel em Teologia e graduando em Serviço Social ele oferece algumas orientações pertinentes que pode ajudar tanto quem passa por problemas com vícios quanto sua família.

A dependência química é uma das causas que levam a pessoa à situação de rua. Identificar o problema e saber como lidar com um dependente pode antecipar os cuidados e minimizar os danos.

FIQUE ATENTO ÀS ALTERAÇÕES FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS: cada organismo é único, entretanto, alguns sinais são bastante característicos da dependência química: perda de peso; tremores; fraqueza; boca seca e narinas escorrendo; pontas dos dedos e dentes amarelados; alteração na fala; olhos vermelhos e pupilas dilatadas; descaso com a imagem pessoal e higiene corporal; pequenas mentiras. É importante ressaltar que alguns destes sintomas podem ser sinais de alguma doença clínica ou psiquiátrica e, nesse caso, também devem ser motivo de atenção.

NÃO FECHE OS OLHOS PARA O PROBLEMA: quanto maior o grau do uso e abuso das substâncias, maiores os danos em todos os aspectos. Por ser um processo gradativo, ser enfrentado assim que identificado evita um assentar do vício e, consequentemente, que toda a família seja soterrada pelo problema.

ABORDE O PROBLEMA COM SINCERIDADE E ACOLHIMENTO: para conversar com um dependente químico não é necessário formação profissional ou conhecimento profundo do assunto. Basta mostrar que você se importa com a pessoa, percebe seu estado vulnerável e está pronto a ajudá-lo a enfrentar o problema. Sinceridade e acolhimento são essenciais nesse momento.

BUSQUE AJUDA PARA A FAMÍLIA: a pessoa que convive com um dependente químico não deve se envergonhar de procurar ajuda de um profissional que escute as preocupações e oriente nas etapas da recuperação. Toda a família precisa de apoio e, por isso, manter o equilíbrio emocional e perceptivo é essencial para a identificação de eventuais problemas psicológicos que possam estar associados ao consumo.

BUSQUE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRATAMENTO: ajuda profissional é fundamental no tratamento da dependência química e inclui desde ações voltadas aos aspectos clínicos e psicossociais. Não é algo que se resolva em curto espaço de tempo e a eficácia está diretamente relacionada a várias áreas da vida do dependente: individual, familiar, profissional e da comunidade em que vive. O tratamento pode ser realizado por meio dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e UBS (Unidade Básica de Saúde) e de comunidades terapêuticas credenciadas junto ao Ministério da Cidadania.

 

               

 

 

 

 

 

 

Legenda: Dr. Donizete e sua esposa, assistente social Cida Gomes, ambos atuam na Missão Vida. A Clínica oferece atendimento médico ambulatorial, odontológico e psicológico

_____________

Rev. Wildo dos Anjos é presidente e fundador da Missão Vida, instituição filantrópica pioneira no Brasil na área de recuperação de mendigos. Casado com Rosane é pai de quatro filhos. Pastor e autor de vinte e seis livros, já pregou em todas as capitais brasileiras e em mais de 50 países. Contatos: 62 3318 1985, e-mial: presidencia@mvida.org.br