De onde vem nosso socorro?

A resposta para essa pergunta está em Salmos 121:2, com a afirmação de que nosso socorro “vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. Este é um versículo tranquilizador e de uma profundidade ímpar. Não importa qual seja a necessidade, Deus estará ali para acudir, acolher, amar.

Dia após dia temos experimentado esse cuidado na Missão Vida, nas mais diferentes situações, revigorando a nossa fé e renovando nosso compromisso em permanecendo fiéis ao propósito que Ele tem para as nossas vidas.

Muitas vezes, em nossa humanidade e falibilidade, somos levados a criar expectativas que não se concretizam. Num trabalho filantrópico, em que as atividades dependem do envolvimento de outras pessoas, não é raro que alguns contatos aparentemente promissores não tenham resultado, enquanto outros, a princípio improváveis, surpreendam positivamente.

O segredo que aprendemos em 36 anos de ministério é valorizar cada contato, agindo com diligência e atenção em todas as situações.
Como exemplo, posso citar duas visitas recentes que fiz em duas igrejas em minha agenda de impacto missionário da Missão vida, em que ministro a palavra e apresento o trabalho de evangelismo, assistência e recuperação.

Nas duas oportunidades fui muitíssimo bem recebido pelo pastor e equipe pastoral e era a segunda vez da Missão Vida em cada uma das congregações. Entretanto, elas trazem consigo diferenças e semelhanças.

A primeira igreja contava com cerca de 1900 pessoas presentes. É uma igreja viva, muito bonita, tecnológica e um louvor de dezenas de vozes que parecia coro celestial. O pastor é bondoso, carismático, muito temente a Deus, envolvido como Reino, eloquente, servo.

A segunda igreja, uma pequena comunidade, contava com cerca de 200 pessoas presentes no culto e também era visível a animação e unção. A Missão Vida esteve ali em 2009, no segundo aniversário da igreja, e agora, em 2019, quando completava 12 anos de fundação.

O pastor, quando adolescente, foi voluntário na distribuição de sopa aos mendigos e, no início da Missão Vida, sua família alugava, por um preço módico, um pequeno ônibus para que pudéssemos transportar os internos. Neste culto, um momento muito marcante foi uma palavra do presbítero responsável por encaminhar moradores de rua ao programa de recuperação:

“Não me lembro do número exato, mas nos últimos anos gira em torno de 100 e, inclusive, atualmente duas ‘almas’ que encaminhamos estão sendo cuidadas pela Missão Vida”.
Fiquei emocionado com aquelas palavras e com o alcance da parceria entre a instituição e a amada congregação que, mesmo não sendo grande em número de membros, tem se mostrado uma gigante no evangelismo integral.

Nessa comparação, a maior diferença entre as duas igrejas ficou por conta do resultado em termos de compromisso assumido com a Missão Vida, deixando claro que apenas uma delas desenvolve e incentiva a visão missionária. Na primeira igreja, onde falamos para 1.900 pessoas, cinco fichas de compromisso foram preenchidas (0,002% dos ouvintes). Em contrapartida, na segunda igreja, com 200 ouvintes, conseguimos 30 novos mantenedores (15% dos ouvintes).

Porém, mesmo diante de dois resultados tão diferentes, não podemos deixar de semear. Ambas as igrejas são importantes em termos de resultado para a Missão Vida, mas somos tentados a acreditar que a igreja em que conseguimos um maior número de fichas foi melhor.

Entretanto, na igreja maior não podemos ignorar o fato de que 1.900 pessoas ouviram dos milagres que Deus opera quando nos colocamos a seu dispor para realizar a obra missionária. Talvez esse era o objetivo de Deus para aquelas pessoas naquele momento e os resultados práticos do que ouviram ainda virão. Por isso, assim nos ensina as Escrituras Sagradas: “Não pare nunca de plantar suas sementes porque você não sabe qual delas vai crescer – talvez todas cresçam” (Ec 11:6 – Bíblia Viva).

______________
Rev. Wildo dos Anjos é presidente e fundador da Missão Vida, instituição filantrópica pioneira no Brasil na área de recuperação de mendigos. Casado com Rosane é pai de quatro filhos. Pastor e autor de dezenove livros, já pregou em todas as capitais brasileiras e em mais de 50 países. Contatos: presidencia@mvida.org.br Fone: 62 3318 1985