Três Coisas Importantes

Se eu pudesse, com minha experiência de vida e ministério, indicar três coisas importantes para a vida de alguém, certamente escolheria três verbos de ação: saber, fazer e almejar. Saber algo que mude positivamente sua vida é a chave que dá acesso a um novo horizonte.

Fazer algo que mude positivamente a sua vida é a porta que leva a experiências inesquecíveis. Almejar algo que transforme positivamente a sua vida é o combustível que te impulsionará a prosseguir. O comodismo é um mal que invariavelmente mantém o indivíduo inerte, aprisionado à equivocada percepção de satisfação, abrindo mão de possíveis conquistas.

Não tenho medo de afirmar: muitas vezes, precisamos abrir mão de coisas boas para aproveitar as excelentes. Esta informação pode gerar uma crise existencial. Pode ser que eu saiba muitas coisas, mas não o suficiente para mudar meu jeito de viver e ver a vida.

Pode ser que tudo que eu faça não tenha permitido que novas portas se abram e me deem novas perspectivas. Pode ser que meus sonhos não sejam suficientemente motivadores ou que, ao serem alcançados, não me assegurem a real felicidade. Calma. Esta não é uma observação pessimista e com propósito de te desanimar.

Simplesmente significa que, talvez, nossos conhecimentos, ações e projetos estejam firmados em bases inconsistentes. Entretanto, sob estes aspectos, a Bíblia nos oferece um direcionamento consistente e inabalável:

1. Uma coisa eu sei – “Respondeu ele: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo” (Jo 9:25). O homem curado da cegueira por Jesus sabia de onde tinha vindo a resposta para sua necessidade. Ele não sabia teologia, política e filosofia. Provavelmente, não sabia ler ou escrever e nem tinha conhecimento suficiente para discorrer sobre qualquer tema. No entanto, ele sabia que havia saído das trevas. E, no passado, presente ou futuro, esta é a coisa mais importante para se saber: que foi salvo das trevas para a maravilhosa luz do sacrifício de Cristo na cruz. A certeza e consciência da salvação é a chave que te dá acesso à maravilhosa comunhão com Deus.

2. Uma coisa faço – “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante” (Fl. 3:13). Quem quer mudar algo em si mesmo e quer dar significado à sua existência toma uma atitude e persiste. Quem se abate e se cansa, desiste, não chegando ao objetivo final. Manter o foco no presente e no futuro, guardando do passado apenas as experiências vivenciadas é a melhor forma de caminhar sem o peso da mágoa e das decepções.

3. Uma coisa buscarei – “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo” (Sl 27:4). Esta busca deve estar firmada em três etapas: ter como objetivo o abrigo eterno junto ao Pai; experimentar a graça e a plenitude do Senhor; e meditar na Palavra, buscando a cada dia o conhecimento e a intimidade com Deus. Saber. Fazer. Almejar. Se tais ação forem realizada com firme fundamento nas Escrituras Sagradas e consoante os princípios bíblicos, não há o que temer. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9:10).

______________
Rev. Wildo dos Anjos é presidente e fundador da Missão Vida, instituição filantrópica pioneira no Brasil na área de recuperação de mendigos. Casado com Rosane é pai de quatro filhos. Pastor e autor de treze livros, já pregou em todas as capitais brasileiras e em mais de 50 países. Contatos: presidencia@mvida.org.br Fone: 62 3318 1985