Sobre o coronavírus…

Queridos amigos e amigas,

“Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” 
Salmos 91:10,11

Dois jovens passavam por uma rua quando um deles disse: “Este é um local perigoso, evite andar por aqui”! O ouvinte, sem questionar, acreditou na afirmação e transmitiu a outros dois, que, por sua vez, também repassaram a informação. Em pouco tempo ninguém mais trafegava naquela rua. Até que alguém questionou o motivo de ser aquele trecho tão deserto e ninguém soube explicar.  Às vezes, a transmissão de uma notícia ou ideia leva ao pânico e tem consequências graves, por isso, precisamos ter sabedoria para interpretar o que nos é passado.

A coronavírus é uma realidade, todavia, tenho mais medo do esfriamento do amor dos crentes das igrejas com suspensão dos cultos, que da pandemia em si.

É prudente obedecer as autoridades de governo e de saúde, mas se suspendermos os cultos, também devemos parar de andar de carro, fazer compras de supermercado, enfim, parar de viver. Esse é um momento muito oportuno e precioso para falar da volta de Jesus. Ao longo dos anos, muitos sinais vieram e este é mais um desses sinais.

Quando Deus queria amolecer o coração do Faraó para libertar o povo do Egito, muitas pragas vieram e algumas atingiram, inclusive, o povo de Israel. Apenas aquela em que o sangue do cordeiro foi passado nos umbrais das portas não chegou aos hebreus. Se pararmos de congregar, muitos terão seu amor esfriado. De outro lado, se congregarmos seguindo as orientações de que fiquem em casa as pessoas com sintomas da enfermidade; evitemos abraçar, beijar e ter contatos físico, evitaremos a proliferação do vírus.

A Missão Vida não pode interromper seus atendimentos. Quem cuidaria dos necessitados? Quem cuidaria dos mais de 800 internos? Martinho Lutero, durante a Peste Negra, afirmou: “Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos. Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los. Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligir e poluir outros e, portanto, causar a morte como resultado da minha negligência. (…) Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima. Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus”.

Os nossos internos estão, de uma certa maneira, mais protegidos que as pessoas que vivem nas cidades, porque os núcleos de recuperação são uma espécie de isolamento. Todos os cuidados serão tomadas, mas eles corriam mais risco fora que dentro do programa de recuperação, com ou sem coronavírus: visitas foram suspensas; a saída dos núcleos será reduzida ao essencialmente necessário; todas as recomendações das autoridades serão seguidas; acolhidos com sintomas de gripe comum serão colocados em repouso e isolamento por 14 dias.

Nossa comitiva com o Coral de 40 vozes de ex-mendigos cantando pelas crianças da África está retornando de São Paulo esta noite. Foram feitas cinco apresentações com grande êxito sendo a última na noite de hoje na Igreja Presbiteriana de Vila Formosa São Paulo/SP. Em função de alguns cancelamentos, todos que fazem parte do grupo serão observados com cautela no regresso a Cocalzinho/GO.

O Centro Educacional Vida em Anápolis, por se tratar de atendimento à crianças, terá suas atividades suspensas nas duas próximas semanas por determinação dos órgãos governamentais

Devemos nesse momento, orar por nós, pelos internos, mantenedores e colaboradores. Oremos pelo Brasil, pelo mundo, mas, sobretudo, pela África. A Europa e os países ricos têm infraestrutura e recursos financeiros, no entanto, os países pobres, em especial os africanos, não têm condições de lutar e superar uma pandemia dessa proporção. Oremos pela África. Enfim, oremos e não fiquemos em pânico.

A vontade do Senhor é soberana e mais poderosa do que qualquer pandemia.

O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.” Salmos 112:6,7


Com fé e esperança,

Rev. Wildo dos Anjos

Presidente e fundador