A Missão Vida nas palavras de seu fundador e presidente, Rev. Wildo dos Anjos (Português)

Tudo teve início quando eu tinha 13 anos. Todos os dias, indo para o trabalho, eu passava em frente a uma indústria, onde vários mendigos aproveitavam a proteção da marquise para passar a noite. Sentia-me tocado pela maneira como estas pessoas viviam. Certa manhã, eu me aproximei de um daqueles homens, chamado João, e conversei alguns minutos com ele. A partir deste dia, eu sempre lhe levava o café da manhã e meu carinho por ele aumentava gradativamente. Um dia, no horário habitual, aproximei-me dele, toquei seu corpo algumas vezes. Não obtive resposta. Sr. João morrera sozinho, naquela calçada fria.

Anos depois, aceitei Jesus como meu Salvador e, com o passar do tempo, Deus começou a trabalhar em meu coração, fazendo-me entender que pessoas como o Sr. João, que vivem à margem da sociedade, são extremamente amadas por Ele. A situação dos mendigos realmente me incomodava. Certa noite, ao dirigir-me para a Igreja, vi dois homens caídos em uma calçada. Naquele momento fiz uma oração daquelas que Deus leva muito a sério. De todo o meu coração, eu disse: “Pai, se o Senhor ama tanto estes homens, por que não me usa para ajudá-los e salvá-los?”

Dias depois, comecei a sair às ruas para evangelizá-los. Tudo estava correndo muito bem, até que um dos mendigos fez uma pergunta inesperada: “Se Deus me ama tanto, por que Ele não prova esse amor na minha vida? Eu estou com frio, com fome… na verdade, o que eu preciso é de ajuda para sair desta vida”. Aquelas palavras ficaram ecoando em minha mente. Orei muito. Pedi a Deus que me mostrasse uma maneira concreta de demonstrar Seu amor por eles. Meu próximo passo foi distribuir alimentos preparados, cobertores, passagens de ônibus para que voltassem para suas cidades de origem, além de falar de Jesus.

Para minha alegria, os dois homens por quem orei a primeira vez foram os primeiros a entregar seus corações e suas vidas a Jesus. Eu jamais poderia imaginar que, através de uma ação tão simples, nasceria a Missão Vida, uma instituição filantrópica conhecida em todo o território nacional e no exterior. Eu não imaginava, mas esse projeto já estava no coração de Deus.

Eu ajudava aqueles homens como eu podia, mas me incomodava a ideia de que eles continuavam vivendo nas ruas. Tentei encontrar algum ministério ou instituição no Brasil que trabalhasse com a recuperação e reintegração de mendigos. Não encontrei ninguém que realizasse um trabalho de forma integral com estes homens. Para minha surpresa fui chamado muitas vezes de “príncipe dos mendigos” e até de “o louco de Anápolis”, mas Deus estava fazendo de mim o primeiro “evangelista de mendigos” do Brasil. Apesar das lutas e adversidades, lá estava eu, com apenas 20 anos, realizando algo inédito que, pela misericórdia de Deus, daria certo.

Comecei alugando quartos para estes homens dormirem. Com meu salário, eu arcava com as despesas de oito quartos alugados e a alimentação de homens que eu retirara das ruas. Não estava fácil, no entanto Deus me daria a solução pelas palavras de um ex-mendigo. Em toda a sua simplicidade, ele disse: “Por que você não arruma uma casa onde possamos morar todos juntos? Além de economizar seu dinheiro, você teria condições de falar mais de Jesus”.

Oramos muito por isto e a resposta de Deus veio por intermédio da doação de um pequeno terreno. Perseveramos em oração durante várias semanas, todavia ainda não dispúnhamos dos recursos para iniciarmos a construção. Enquanto orava, Deus falou que já havia me dado os recursos que eu pedia. Como Ele havia me dado, se eu ainda não tinha recebido? Foi quando me lembrei de uma quantia que estava economizando para a compra de um carro novo. Contratei pedreiros e alguns homens que eu vinha ajudando se dispuseram a trabalhar como serventes e, assim, nós construímos o primeiro Centro de Recuperação de Mendigos do Brasil. Deus abriu muitas portas e, com o passar dos meses, enviou obreiros voluntários, funcionários, enfim, pessoas dispostas a servi-lo nesta obra.

Agora, enquanto escrevo, vêm à minha mente perguntas que muitos têm feito a Deus: Por que um Deus tão poderoso faz tão pouco? Onde está o Deus de Elias, de Abraão, o Deus de milagres? Mas penso que a pergunta não deve ser esta e sim: Onde estão os Elias de Deus? Onde estão os homens de Deus? Respondo-a testemunhando o que Deus fez e faz quando alguém se dispõe a obedecê-lo.

Hoje, o ministério da Missão Vida tem frutos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Possuímos 15 unidades de triagem, recuperação e reintegração nas 05 regiões do país, em 10 estados e 15 cidades: Anápolis e Cocalzinho/GO, Brasília/DF, Uberlândia e Governador Valadares/MG, Camaçari e Luiz Eduardo Magalhães/BA, Grande Rio de Janeiro/RJ, Londrina e Rolândia/PR, Manaus/AM, Princesa Isabel/PB, São José do Rio Preto e Guapiaçu/SP e Caruaru/PE. Crescemos em graça diante de Deus e Ele nos abençoou com outros ministérios: assistência educacional, psicológica e espiritual a crianças e adolescentes em situação de risco por intermédio do Centro Educacional Vida em Anápolis/GO, João Pessoa/PB e Madagascar na África e, também, a formação técnico-profissional de adultos de baixa renda; preparação de pessoas com chamado para o campo missionário urbano por intermédio do o Seminário Vida Rev. Paulo Bronzeli; atendimento médico, odontológico, psicológico e de assistência social ao público assistido pela instituição e à população carente local oferecidos pela Clínica Vida; a Vila do Pastor Aposentado onde pastores que concluíram seus ministérios podem viver dignamente e continuar ativos; Ministério de Oração; Salão de Festas Terra Nova; Bosque dos Amigos; Memorial da Fé; AcampVida e Hotel Vida, que são espaços destinados à escola de garçons e formação de profissionais para rede de hotelaria e para realização de eventos para levantamento de recursos.

Somando as vagas disponibilizadas por todos os núcleos de triagem, recuperação e reintegração e o trabalho com crianças, a Missão Vida tem, atualmente, capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas de forma direta. Deus tem sido fiel à obra que Ele nos confiou. O que antes era um lugar que abrigava 12 homens transformou-se no maior Centro de Recuperação de Mendigos do país.

Sem dúvida, foram muitas as experiências marcantes no decorrer destes muitos anos de ministério! Agradeço a todos que me apoiaram incondicionalmente neste sonho: companheiros de luta, em favor do homem carente. E, principalmente, agradeço a Deus, meu fiel amigo e Senhor. A Ele, toda honra, glória e louvor!

 

Você quer fazer parte da Missão Vida?

Cinco refeições diárias, roupas limpas, camas e cobertores em um ambiente acolhedor; atividades profissionalizantes e cuidados médicos e odontológicos; feridas físicas e emocionais curadas; um ombro amigo para escutar e aconselhar; apoio e incentivo para recomeçar. Será que tudo isso tem preço? Para os mendigos retirados das ruas, o atendimento oferecido pela Missão Vida não tem preço. Entretanto, para que tudo isso seja feito, precisamos de ajuda. Você pode participar desse ministério que distribui afeto e multiplica solidariedade. É simples, faça o bem:

  • Doe roupas e calçados novos ou usados;
  • Doe medicamentos;
  • Doe alimentos, produtos de limpeza e higiene;
  • Realize trabalhos voluntários regularmente;
  • Contribua mensalmente através de boleto bancário, cartão de crédito ou depósito em conta;
  • Realize doações especiais para projetos específicos;
  • Ore pelos assistidos, núcleos, projetos, obreiros, pastores e missionários.

Mais informações sobre a Missão Vida

Escritório Administrativo, Av. Carlos Elias n.º 50, B. São Carlos, Anápolis/GO, CEP: 75084-100

Fone 62 3318 1985 / 62 3318 2085.

E-mail: mvida@mvida.org.br

Site: www.mvida.org.br

Contribuições: Associação Missionária Evangélica Vida / Missão Vida

CNPJ 01.139.179/0001-25

Banco Bradesco: Ag.: 0240-2/ C.C. 55578-9 (para transferência online usar opção Alfanumérico-DP05)

Banco do Brasil: Ag.: 3206-9/ C.C. 27381-3