SEMPRE É HORA DE ORAR

Medo é a sensação de Uma das características de Deus é a onisciência que, no dicionário, significa saber absoluto; conhecimento infinito sobre todas as coisas. Se Deus conhece todas as coisas, por que precisamos orar para que Ele conheça nossas necessidades, sonhos e projetos? Por que a oração é tão importante na vida cristã? A resposta é que Deus, apesar de saber tudo sobre mim e você, Ele espera que nós nos reportemos a Ele com sinceridade, humildade e fé. E mais: orar não é simplesmente uma profusão de palavras, num monólogo infindo.

Orar é dialogar com o Criador, pois por meio da prece o Senhor ouve e fala com amor. A oração nos dá oportunidade de nos relacionarmos com o Pai e nos torna mais íntimos e sensíveis à Sua voz. Existem diferentes tipos de preces: 1- Oração de louvor – em que nos dedicamos a engrandecer o nome do Senhor e todas as Suas maravilhas. Deveria ser nossa prece diária quando tudo vai bem; quando tudo não vai bem, quando tudo parece impossível; quando não conseguimos enxergar uma saída ou um sinal do céu.

É a prece que nos coloca em nossa condição de subserviência diante da magnitude dAquele que é digno de toda glória. “Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas” (Sl 9:1); 2- Oração de confissão – em que abrimos nosso coração diante do único que é capaz de nos oferecer perdão e conforto. A confissão nos faz admitir nossa condição pecaminosa com perspectiva de livramento. “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado” (Sl 51:1-2); 3- Oração de súplica – aquela em que apresentamos nossa família, projetos, sonhos e todas as questões relevantes para nossas vidas e clamamos ao Senhor por soluções, proteção e bênçãos.

A súplica precisa ser feita com honestidade e persistência, mas não com impaciência, e deve sempre estar condicionada à vontade de Deus para nossas vidas. Ele e somente Ele tem a visão do todo e sabe exatamente o que é melhor e mais adequado para cada um de Seus filhos. “Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo” (Sl 28:2); 4- Oração de intercessão – quando você apresenta a Deus outra pessoa e intercede por algum problema insolúvel, vitórias futuras, enfermidade; pastores e missionários de sua igreja ou pelo mundo; ministérios assistenciais. É a oração em que o foco não é o intercessor. “Enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos” (2 Co 1:11); 5- Oração de ação de graças – é uma prece de gratidão por tudo o que Ele tem feito por você, pelos outros, em todas as circunstâncias da vida.

É o momento de demonstrar o reconhecimento pela condição de filho amado que está sob os cuidados constantes do Pai amoroso. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5:18). Apesar de todas essas definições, não existe um jeito certo ou errado de falar com Deus. Pelo contrário: o importante é a decisão de nos apresentarmos diante do Senhor, com todas as nossas imperfeições, rasgarmos nosso coração e dedicarmos um tempo diário para conversar com aquele nos ama incondicionalmente e está sempre pronto a nos ouvir, amar, ensinar e abençoar. Ore. Do seu jeito, com as suas palavras, com verdade e sem medo. Ore e Ele te ouvirá!