O Segredo do Sucesso

Marilyn Monroe, uma das estrelas mais bem-sucedidas de Hollywood, conhecida por sua beleza incomum e ganhadora de Globo de Ouro de Melhor Atriz em 1959, morreu aos 36 anos de overdose.

O guitarrista e lenda da música mundial Jimi Hendrix também deixou o mundo em choque quando morreu aos 27 anos, em 1970, asfixiado pelo próprio vômito.

Princesa Diana, uma das mulheres mais famosas do mundo, sofreu com o casamento arruinado, o isolamento e perdeu a vida em um acidente automobilístico em 1997 enquanto fugia de paparazzi.

A essa lista poderíamos incluir centenas de outros nomes que, provavelmente, você já ouviu falar. Pessoas que tiveram em comum não apenas do reconhecimento público e a fama, mas também episódios de sofrimento intenso e mortes trágicas.

Para muitos, é difícil diferenciar fama e sucesso. Ser famoso não significa ser bem-sucedido. Muito pelo contrário. Sucesso está relacionado ao êxito nos resultados alcançados e não à notoriedade ou opinião pública.

A partir desse conceito, posso afirmar categoricamente que o segredo do sucesso está em obedecer a Deus e Seus princípios, esforçando-se para fazer o melhor e cumprir o propósito de Deus. Um exemplo bíblico que comprova essa afirmativa é a história de Abraão.

Contam as Escrituras Sagradas que Deus fez promessas a Abraão nos aspectos material (“Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates” – Gn 15:18);

existencial (“Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência” – Gn 15:5);

e espiritual (“Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” – Gn 15:1).

Humanamente falando, tais promessas pareciam impossíveis de serem cumpridas: como um homem de setenta e cinco anos e sem filhos, que saiu de sua terra levando apenas a esposa, o sobrinho, escravos e alguns bens, poderia adquirir uma grande extensão de terra e incontável descendência?

Entretanto, Abraão não colocou seu foco nas dificuldades, mas sim naquele em quem confiava e todas as promessas foram cumpridas exatamente como Deus lhe havia dito. E, assim como aconteceu com o patriarca de Israel, nós também podemos nos apoderar das promessas divinas para nossas vidas.

Nessa caminhada, algumas atitudes podem ser determinantes:

1. Ter calma – precisamos entender que o tempo do Senhor é diferente do nosso e afastarmos a ansiedade e pressa do nosso coração impedirá ações precipitadas;

2. Pedir a visão de Deus – a visão do sucesso é aquela que Deus tem para nós e que vai muito além do nosso próprio entendimento;

3. Tomar posse das promessas pela fé;

4. Estar no altar da adoração e da devoção – qualquer ação de fé sem oração está fadada ao fracasso e cristãos precisam resolver seus problemas no altar do Pai;

5. Agir com coragem – nem sempre será fácil perseverar e ousar, mas o êxito pertence a quem persiste um pouco mais;

6. Investir no reino de Deus – a graça de dar é sempre melhor que a de receber e aquele que investe onde a traça e a ferrugem não corroem semeia em terreno fértil e, certamente, receberá porção dobrada;

7. Estar disposto a arriscar o sucesso em obediência ao Senhor – a intimidade com Deus deve ser a prioridade sempre, mesmo que, em obediência, o projeto de sucesso possa ser comprometido.

Como cristãos, eu e você podemos ser bem-aventurados em tudo que realizarmos, basta apenas que sigamos os princípios de Deus, exemplificados pela trajetória de Abraão. Com a ressalva que a paixão pelas conquistas e o sucesso devem estar sempre sob o domínio da paixão por obedecer ao Senhor da nossa salvação.

______________
Rev. Wildo dos Anjos é presidente e fundador da Missão Vida, instituição filantrópica pioneira no Brasil na área de recuperação de mendigos. Casado com Rosane é pai de quatro filhos. Pastor e autor de treze livros, já pregou em todas as capitais brasileiras e em mais de 50 países. Contatos: presidencia@mvida.org.br Fone: 62 3318 1985