O “PAI NOSSO”

Comunicação é essencial em todo relacionamento. Expressar, com sabedoria, o que se espera e o que não agrada em relação ao outro é a melhor alternativa para uma convivência íntima, leal e duradoura. E, como uma via de mão dupla, saber ouvir é outro requisito desse processo comunicativo. Esses importantes detalhes aplicáveis às relações humanas também podem (e devem) estar presentes em nossa relação com Deus. Se, por um lado, ler e meditar na Palavra permite que o Senhor fale conosco, a oração é nosso instrumento de contato com o Criador. Sim, Ele sabe exatamente o que

vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém” (Mt 6:9-13). É uma oração à primeira vista simples, mas que contém todos os elementos de uma prece agradável ao Senhor: 1) Dirigida ao Pai – com a vinda de Jesus, não precisamos mais de intermediários e podemos dizer diretamente “Pai nosso, que estás nos céus”; 2) Com adoração – nossa oração não deve ser um mero rosário de pedidos, pois o mais importante é glorificar ao Senhor santificando o Seu santo nome (“Santificado seja o teu nome”); 3) Refletindo
nosso compromisso
com a obra – como

cristãos, devemos ser inprecisamos, conhece nossos pensamentos, sonhos e ansiedades. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (Sl 139:1,2 e 4). Mas, então, por que orar? Porque a oração é uma forma de estarmos próximos e nos entregarmos por inteiro aos cuidados de Deus. Não é preciso usar palavras rebuscadas ou frases de impacto; falar em alta voz ou por muitos minutos. Basta ser sincero e abrir o coração. Jesus não teve preocupação em ensinar os discípulos a pregarem a Palavra, mas ele teve o cuidado de ensiná-los a orar. Pregar o Evangelho é necessário, porém orar tão

importante quanto, pois nos conecta ao Pai. Essa conectividade com o Pai vai revelar-se em uma vida santa e a maneira como vivemos fala mais alto ao coração das pessoas do que a própria pregação verbal. Jesus, no Sermão do Monte, ensinou como orar: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua