ENXERGANDO DEUS NA VIDA DO PROXIMO

Muito se fala em testemunho cristão, mas o que é testemunhar? É abrir a Bíblia e falar sobre o que Cristo fez em sua vida? Com certeza essa é uma das maneiras de levar a mensagem do Evangelho a outras pessoas. No entanto, não é a única e, a depender da circunstância, pode não ser a mais eficaz. Muitas vezes, o melhor testemunho é o exemplo que se dá; é a vivência da Palavra e dos mandamentos no dia a dia, fora das paredes da igreja.

Diz o ditado popular que mais vale um gesto que mil palavras e isso pode ser aplicável no ato de testemunhar. De que adianta falar quando não se vive o que se prega? Viver o Evangelho do levantar ao adormecer é essencial para que as pessoas enxerguem a Deus em você. Dificilmente a pregação de um conceituado pastor será mais impactante que um exemplo! E isso vale para todos nós.

Como cristãos precisamos agir sempre guiados pela Palavra, independente do lugar, companhias e eventuais espectadores. A conduta cristã não pode ser uma atuação programada para os domingos à noite, cultos semanais ou reuniões com os membros de nossas igrejas. Ela precisa ser natural e contínua; sincera e verdadeira, simplesmente porque não “se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:15,16).

A forma como vivemos diz muito a nosso respeito e tem influência, direta ou indireta, no modo como outras pessoas nos enxergam. Isso não significa vivermos preocupados com o que os outros pensam a nosso respeito, mas atentos e de acordo com a fé que professamos. Precisamos ser luz e levar outros à luz que é Jesus Cristo.

Um dos missionários que atua na Missão Vida fez um relato que me inspirou a escrever esse artigo. Em poucas palavras, ele ressaltou a importância da atitude de seu líder durante o período de treinamento que teve na sede da Missão Vida em Cocalzinho/GO. “O Senhor tem me agraciado com pessoas que considero verdadeiros presentes em minha vida, e que tem me ajudado a evoluir como pessoa e servo nessa obra. Um desses presentes foi um dos meus líderes durante o período que estava em treinamento para me tornar obreiro. Ele sempre se mostrou muito responsável e fiel em seu ofício e, muitas vezes, me senti incomodado pelo modo como ele me instruía, acreditando que o fazia com rigidez demasiada. Hoje entendo que sua intenção era me preparar para, no futuro, liderar uma equipe e tomar decisões com a maior destreza possível”.

O missionário em treinamento viu no líder um exemplo a ser seguido, pela responsabilidade, fidelidade e dedicação. O aluno se espelhou no professor para seguir os ensinamentos porque as palavras do líder foram corroboradas por sua postura e conduta. E é isso que Deus espera de Seus filhos: que nos espelhemos em Cristo Jesus, seguindo Seus ensinamentos e vivendo segundo Seus princípios, para que outras pessoas possam vêlo refletido em cada um de nós. “Porque o Senhor assim o mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra” (At 13:47).