Sob as marquises e viadutos de cidades brasileiras, existem pessoas que compartilham de uma triste situação: pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e inexistência de moradia convencional regular.Essa é a definição de uma pessoa em situação de rua conforme o Decreto Federal nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua. O último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado em 2017, aponta que mais de 101 mil pessoas vivem em logradouros públicos e áreas degradadas, sendo que cerca de 77% estão em municípios com mais de 100 mil habitantes e 40,1% naqueles com mais de 900 mil moradores.

Apesar de serem números oficiais, estes mostram-se muito aquém da realidade nacional, se levarmos em conta que apenas a capital paulista abriga cerca de 25 mil. E, neste cenário de mendicância e toxicodependência, a Missão Vida dedica-se há 35 anos a dar a estas pessoas a oportunidade de uma vida digna, produtiva e baseada nos princípios cristãos. Como agência de transformação social e disseminação do Evangelho, a Missão Vida tem uma história de excelência, orquestrada por Deus e desenvolvida por uma equipe comprometida.

Primeira instituição no Brasil a trabalhar com este seguimento, o início do trabalho se deu em 1983 em Anápolis/GO e, atualmente, possui unidades em todas as regiões do país. E não apenas isso: nosso legado de transformação do ser humano, sem procedimentos medicamentosos e intervenções coercitivas, tem sido modelo para muitas outras instituições.

Na Missão Vida, a participação no programa de recuperação depende da vontade e da decisão do recuperando, que procura pessoalmente uma das unidades ou é encaminhado pela equipe do programa Sopa, Sabão e Salvação, familiares, instituições religiosas ou serviço social. Admitido como interno, o acolhido recebe assistência médica, psicológica, espiritual, nutricional e de despertamento vocacional, por meio das atividades de terapia ocupacional.

Todo o atendimento é gratuito, ou seja, não há a cobrança de taxas ou mensalidades. O custeio das despesas da Missão Vida é realizado por ofertas mensais e doações específicas. O programa de recuperação tem duração de sete meses, no entanto, o comprometimento da instituição com o acolhido continua. Como muitos homens recuperados não têm a possibilidade de regressar às suas origens, a Missão Vida oferece o apoio necessário para sua ressocialização e reinserção no mercado de trabalho, caminhando com eles até que consigam se manter sozinhos.

Alguns dos recuperados, convictos do chamado e estimulados pelo testemunho de obreiros e pastores, decidem-se pela formação teológica e o ministério missionário. Diante de grandes responsabilidades é que surgem grandes oportunidades e conquistas. A Missão Vida surgiu da responsabilidade social, propiciando oportunidades múltiplas aos marginalizados que, uma vez recuperados, são o maior legado da instituição para a sociedade.


ETAPAS DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

 

SOPA, SABÃO E SALVAÇÃO

O programa Sopa, Sabão e Salvação é o primeiro contato da Missão Vida com os moradores de rua por meio da distribuição de sopa.


CENTRO DE TRIAGEM

No Centro de Triagem, os acolhidos recebem os primeiros cuidados básicos, passando por atendimentos na área da saúde física e emocional, bem como social com o foco na reativação dos vínculos familiares.


CENTRO DE RECUPERAÇÃO

No Centro de Recuperação a restauração da dignidade é efetivada por meio do aconselhamento individual, acompanhamento espiritual e atividades de laborterapia.


CENTRO DE REINTEGRAÇÃO

Na fase de Reintegração, o recuperado conta com o apoio da equipe Missão Vida durante sua reinserção social, profissional e vocacional.


VIDAS TRANSFORMADAS