Ações falam mais que palavras

Sou um observador nato. Gosto de gastar meu tempo observando o que acontece ao meu redor, a forma como as pessoas agem, o jeito com que olham os outros, a maneira como falam e também como ouvem. O comportamento diz muito sobre o ser humano.

Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA), apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras, enquanto 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal. Antes mesmo de pensarmos em falar, nossas atitudes já compartilharão algum valor e a clareza da mensagem está relacionada ao movimento corporal coerente com o texto falado.

E se o nosso corpo é capaz de transmitir mensagens além do que dizemos em alto e bom som, imagine a importância que tem a forma como vivemos e agimos. Apenas para exemplificar, imagine um pai dizendo ao filho que não deve gritar ou agredir, no entanto, invariavelmente, grita e agride a esposa, os filhos, os empregados.

O que você acha que vai ficar gravado na mente da criança: a palavra ou a atitude? Não dá para negar que o exemplo vale mais que frases inteiras ditas e repetidas. E se isso vale para a educação em todos os níveis, também é aplicável à vida cristã.

Invariavelmente, o cristão e os líderes têm o ímpeto de falar e não desperdiçam oportunidades para falar do amor e da misericórdia do Senhor. Isso é fundamental para a propagação do Evangelho. Todavia, não podemos esquecer que as palavras pronunciadas precisam estar diretamente conectadas as atitudes de quem as proferiu.

Você confiaria em alguém que te fala para manter-se fiel ao cônjuge sabendo que ele costuma ter relacionamentos extraconjugais? Decerto que não. Por isso, precisamos estar atentos à nossa conduta diária para que nosso testemunho corrobore aquilo que dizemos.

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Fp 4:9). Jesus, durante seu ministério, gastou tempo ensinando a palavra.

Mas não se limitou a isso. Jesus também disseminou sua mensagem por meio de atitudes: tocou nos olhos – “Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram” (Mt 20:34); andou sobre as águas – “E os discípulos, vendo-o caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma.

E gritaram, com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu; não temais. (…) Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus” (Mt 14:26-29 e 33).

Jesus é a prova concreta de que a mensagem deve ser divulgada por palavras e por ações e seus atos nos ajudam a entender o que ele carregava no coração. Viver o que se prega é mil vezes mais eficaz do que simplesmente pregar. O Evangelho vivenciado tem o poder de convencer e esse deve ser o foco de todo cristão.

Pois, assim como disse João: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (I Jo 3:18).

 

______________

 

Rev. Wildo dos Anjos é presidente e fundador da Missão Vida, instituição filantrópica pioneira no Brasil na área de recuperação de mendigos. Casado com Rosane é pai de quatro filhos. Pastor e autor de dezenove livros, já pregou em todas as capitais brasileiras e em mais de 50 países. Contatos: presidencia@mvida.org.br Fone: 62 3318 1985