Missão Vida

Portuguese flagEnglish flag

CR Cocalzinho

No alto de um monte, cercado pela tranquilidade da natureza e com uma visão do horizonte. Em poucas palavras, este é o lugar onde funciona o Centro de Recuperação da Missão Vida em Cocalzinho/GO. As paredes verdes construídas com esforço abrigam homens que se esforçam para deixar para trás uma realidade de sofrimento, vícios e falta do mínimo necessário para uma vida digna.

“Queremos que os internos sintam-se em casa e não vejam o processo de recuperação como algo doloroso e punitivo. Limpeza, organização, uma cama limpa e boa comida são fundamentais para ajudar estes homens num período de reconstrução pessoal”, comenta o presidente e fundador da instituição, Rev. Wildo Gomes dos Anjos.

O Centro de Recuperação de Mendigos é o maior núcleo da Missão Vida, com capacidade para receber 240 internos nesta segunda fase do programa. Após passarem pelos centros de triagem, os ex-mendigos são trazidos para este núcleo, onde permanecem, em média, 5 meses e recebem atendimentos odontológicos e ambulatoriais quando necessário.

Sempre acompanhados pelos obreiros, o dia dos internos possui uma rotina preestabelecida e com horários que devem ser cumpridos por todos. “Por terem passado muito tempo nas ruas, os internos precisam ter responsabilidade e reaprender a cumprir horários e respeitar normas”, explica Pr. Arnaldo Soares dos Santos, diretor do Centro de Recuperação. Com mais de vinte anos de experiência, Pr. Arnaldo ressalta que o trabalho é fundamental para bons resultados no processo de recuperação e ressocialização.

Dentro da rotina dos internos estão: um culto devocional pela manhã, as terapias ocupacionais, momentos de lazer e esporte e um culto à noite, eventualmente, substituído por uma palestra ou filme educativo. São servidas quatro refeições diárias, sendo que parte dos produtos utilizados é cultivada no próprio núcleo pelos recuperandos. Além das visitas semanais permitidas aos domingos, mensalmente é realizado no Centro de Recuperação o Culto da Família, momento em que os internos e suas visitas participam de uma programação especial.

Você pode ajudar!

As três principais necessidade do CR são:

- 1 Computador com impressora multifuncional

- 1 câmera fria (tipo balcão)

- Equipamentos para montar a lavanderia profissional